ÁGUEDA VINTAGE

O PROJETO

 "Águeda Vintage" é um projeto assente num trabalho de pesquisa e recolha documental, para a criação de um acervo de partituras, guiões, gravações e demais materiais relativos à produção criativa de autores aguedenses, nas áreas da música, poesia e dramaturgia, que tiveram relevo na atividade cultural portuguesa no século XIX e primeira metade do século XX, nomeadamente Fernando Caldeira, Adolfo Portela e Pedro Homem de Mello.

Fernando Caldeira (1841-1894) dedicou largos anos à criação musical e dramatúrgica, com apresentação regular das suas obras no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Adolfo Portela (1866-1923) desenvolveu grande produção criativa de música e literatura, em Águeda, Coimbra e no Fundão, tendo sido coautor de "Toadas da Nossa Terra", livro oficial de introdução do canto no ensino primário em todo o país.

Pedro Homem de Mello (1904-1984), entre várias facetas públicas, foi autor de poemas incontornáveis do cancioneiro nacional como "Povo que Lavas no Rio", "O Rapaz da Camisola Verde" ou "Havemos de Ir a Viana".

Além destes três nomes referentes, muitos outros autores de Águeda, nativos ou não, contribuíram para a vastíssima obra dispersa de que há conhecimento nesta região que, até aos dias de hoje, evidencia uma pujança de criação artística que muito deve a essa herança.

O projeto visa a identificação e catalogação desse espólio documental e a sua compilação numa plataforma única que facilite a consulta pública, através da edição, em formato de mediateca digital, do repositório da criação poética, musical e dramatúrgica da distinta galeria de autores aguedenses.

Águeda Vintage tem ainda como objetivo envolver as comunidades artísticas, académicas, associativas em torno das obras a resgatar, com a realização de tertúlias e espaços de debate; o desenvolvimento de formação musico-teatral dirigido a jovens estudantes de música e teatro; a realização de residências artísticas com profissionais das várias áreas artísticas para o desenvolvimento de processos criativos; ações de formação artística dirigidas ao tecido artístico local; e a concepção e circulação de espetáculos no âmbito desta temática.

"Águeda Vintage" culminará com a apresentação de criação transdisciplinar homónima, com elenco profissional, caracterizando cada um dos autores identificados neste acervo documental.

O ESPETÁCULO

"Águeda Vintage" é o espetáculo nuclear do presente projeto a apresentar no Centro de artes de Águeda, que contará com um elenco de profissionais das áreas da música e do teatro sob a direção artística de José Rui Martins que também assina a dramaturgia, num processo de criação desenvolvido em 4 residências artísticas, em que cada ator/músico personificará um dos autores referenciados no presente projeto, desenvolvendo a sua personagem a partir da obra e corrente artística do
respetivo autor.

AUTORES

Dramaturgo, Poeta e Compositor

Fernando Caldeira

(1841 - 1894)

Maestro e Compositor

Querubim António Assis

(1865 - 1925)

Dramaturgo, Poeta e Compositor

Adolfo Portela 

(1866 - 1923)

Dramaturgo e Poeta

António Homem de Mello, Toy

(1868 - 1947)

Poeta

Joaquim Rodrigues Davim

(1869 - 1923)

Dramaturgo

Armando Castela

(1881 - 1971)

Dramaturgo e Compositor 

Fernão Corte Real

(1885 - 1950)

Maestro e Compositor

José Soares da Costa

(1900 - 1963)

Maestro e Compositor

Godofredo Duarte 

(1891 - 1976)

Compositor

José Pedro Soares de Melo

(1893 - 1959)

Dramaturgo

Serafim Soares da Graça

(1897 - 1970)

Poeta e Folclorista

Pedro Homem de Mello

(1904 - 1939)